segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Banheiros

fonte: Casa Claudia
casa.com.br


BANHEIROS

BANHEIROS CHEIOS DE ESTILO


Contemporâneos, estes ambientes mostram as tendências de acabamentos para banheiros



 Contemporâneos, estes ambientes mostram as tendências de acabamentos para banheiros: mármore, madeira, cerâmica, pastilhas e até alumínio estão entre os revestimentos escolhidos pelos profissionais. Há o projeto que ganhou status de sala de banho, com a elegância do mármore, o banheiro de ar minimalista que fez uso de madeira alumínio e vidro, o banheiro voltado para a natureza e aquele com uma mistura acertada de cores e revestimentos. Depois de se inspirar com estes espaços, conheça os lançamentos de louças, metais e chuveiros para você decorar o seu banheiro. Antes de definir o seu projeto, leia as respostas para as dúvidas mais palpitandes sobre como decorar o banheiro.


A elegância do mármore


Este banheiro se vale de grandes placas de mármore crema marfil no piso e nas paredes para promover uma atmosfera refinada. Por causa do tamanho das peças, das linhas de rejunte quase invisíveis e da sensação de superfície única, o espaço de 23 m² ganhou status de sala de banho. Para reforçar essa ideia, investiu-se na iluminação, capaz de criar cenas diferentes em cada canto do banheiro. “Spots no gesso nas áreas do boxe e da bancada garantem uma luz funcional. Já a arandela na parede e a luminária do teto trazem a luz mais difusa”, explica o arquiteto Flavio Butti, sócio de Alice Martins.

Sob a bancada de mármore crema marfil (Tiga Mármore), o gabinete de MDF com acabamento de esmalte de poliuretano acetinado branco foi pensado com dois nichos para deixar os perfumes sempre à mão. Projeto de Flavio Butti e Alice Martins.

Além de trazer aconchego, a arandela de metal (Reka) enfeita a parede. Tapetes (Clatt) misturam fios de náilon e algodão. Projeto de Flavio Butti e Alice Martins.


Com portas de vidro até o teto, o boxe recebeu um duto que leva o excesso de vapor para fora do banheiro. A chaise (Clássica Design) convida ao descanso. Projeto de Flavio Butti e Alice Martins.


Madeira, alumínio e vidro


Linhas puras reforçam o ar minimalista deste banheiro de 7,80 m², projetado pelo arquiteto Ricardo Miura e sua sócia, Carla Yasuda, para um empresário fã de esportes e de viagens. Paredes revestidas de alumínio branco se harmonizam com as folhas de vidro do boxe e o piso de mármore branco. Coube ao deque e ao gabinete de madeira emprestar aconchego aos materiais mais frios. Graças à claridade natural em abundância, tudo fica mais acolhedor. E, à noite, a iluminação dividida em circuitos ajuda a compor climas. “Idealizamos um espaço limpo, confortável e funcional”, conta Miura.

Chapas de alumínio branco (Alcan Composites) cobrem as paredes e contrastam com o deque de cumaru e o gabinete de pau ferro (Aline Móveis) com verniz poliuretano. Sobre a bancada, o espelho camufla o armário. A porta de correr, também de cumaru, isola o banheiro da suíte. Projeto de Ricardo Miura e Carla Yasuda.

Usado normalmente em fachadas de prédios, o alumínio possibilita uma paginação em grandes formatos, quase sem rejuntes.



Toque de natureza


Integrado a um terraço repleto de vegetação, o banheiro de 12 m², criado pelo arquiteto Benedito de Toledo Jr., recebeu pinceladas de tinta acrílica verde em parte das paredes para compor um visual afinado com o paisagismo do lado de fora. Além de unir os ambientes, o tom propõe uma atmosfera refrescante e agradável ao espaço. “É também um jeito de economizar e conferir um toque elegante ao banheiro”, afirma Toledo Jr. Criado para um casal de executivos em sintonia com os novos tempos, o espaço ganhou uma combinação equilibrada de elementos sem perder de vista o bem-estar.

No boxe, no piso e na bancada, o mármore pigués (Marmoraria Habitare) traz classe e leveza. Nas paredes, tinta de tom oliva (swb 2369, da Sherwin-Willians). Note como os móveis de madeira branca têm recortes para acomodar as toalhas. Projeto de Benedito de Toledo Jr.

Mistura acertada


O mosaico do boxe, formado por pastilhas de cerâmicas de tons bege, branco e preto, aparece em total equilíbrio com as peças brancas maiores, também de cerâmica, que cobrem o resto das paredes e o piso do banheiro de 3,60 m². “O mix dá movimento ao ambiente”, diz o arquiteto Sergio Astrauskiene. Como os moradores, um casal de profissionais liberais, desejavam um espaço acolhedor, Sergio lançou mão da combinação colorida e arrematou a decoração com detalhes bem cuidados: o vidro desenhado e preso por roldanas na porta do boxe e a bancada de mármore pigués.





ambientes descolados e estilosos!


Ninguém precisa ser necessariamente jovem para curtir um banheiro descolado e estiloso. Elegância – combinada com ousadia e criatividade – rende ótimos projetos e sugestões, como os que selecionamos para você. A lista de materiais e de revestimentos é farta: vai da natural madeira aos sintéticos. Para os que apreciam um toque de glamour, há os mármores em suas diferentes tonalidades. Os mais descontraídos encontrarão nas pastilhas de cerâmica ou de vidro o paraíso colorido que faz dos detalhes uma festa. E, para aqueles que adoram refinamento, mas estão em total sintonia com a modernidade, é a criteriosa mistura que fará toda a diferença. Aproveite e conheça também 4 banheiros muito charmosos.

Arejado, claro e despojado, o espaço de 10,50 m2 atende à suíte do casal nesta casa em Trancoso, BA, projeto do arquiteto carioca Maurício Nobrega. Para valorizar as matérias-primas locais, ele forrou o teto com um trançado de dendê e usou arandelas de palha na iluminação, tudo produzido por artesãos da região.


Cimentado branco forra piso e parte do boxe, contrastando com a pintura em tom vinho de parte da parede. Sob a bancada de mármore branco, a prateleira de madeira garapa alinha cestos de fibra. Projeto do arquiteto Maurício Nóbrega


Pequeno, mas com alguns detalhes que conferem personalidade, este banheiro tem autoria da designer de interiores Christiane Laclau e do arquiteto Rafael Borelli. A começar pela charmosa pia que valoriza o espaço de hóspedes. Capricho semelhante nota-se no piso de mármore branco piguês, nas esquadrias de aço inox do boxe, no gabinete e na moldura do espelho feitos de freijó lavado.


Curas discretas” do feng shui, induzidas pela especialista Mariângela Pagano, aliadas a uma reforma feita de acordo com a técnica chinesa. A designer de interiores Cida Moraes comandou a reforma que resultou na harmonia do apartamento de 350 m2. No banheiro, a bancada de madeira pintada com tinta automotiva preta é também um altar com objetos orientais. O piso de taco palito de amêndola mesclase ao revestimento de granito preto absoluto da área molhada. A cadeira de acrílico com estampa florida tem desenho de Philippe Starck.


Soluções práticas num espaço clean e elegante foi o pedido do proprietário aos arquitetos Paula Neder e Alexandre Monteiro.


A elegância fica por conta do mármore fiorito da bancada, que se estende pelas paredes e pelo piso, misturando-se ao mosaico de vidro transparente do boxe e de parte da parede da área externa. “Também criamos uma prateleira junto ao espelho, que viabiliza a organização dos produtos de beleza”, destaca o arquiteto Alexandre Monteiro. Paula Neder também fez parte do projeto.


Para satisfazer o desejo dos moradores, que queriam um espaço acolhedor, o arquiteto Sergio Astrauskiene idealizou uma equilibrada combinação. Harmonizou o mosaico do boxe, revestido de pastilhas de cerâmica em tons de bege, branco e preto, com as peças brancas maiores, também de cerâmica, que cobrem o restante das paredes e o piso do banheiro de 3,60 m2. “O mix dá movimento ao ambiente”, enfatiza. Detalhes bem cuidados arrematam a decoração, como o vidro desenhado e preso por roldanas na entrada do boxe.


Da porta de entrada é possível enxergar todos os cômodos do apartamento do arquiteto Rodrigo Angulo. Seu projeto eliminou paredes e recriou ambientes tendo a década de 70 como tema da decoração. O banheiro de 6 m2, no entanto, é totalmente contemporâneo. Na parede, ele usou cerâmica branca, e na bancada e no banco optou pelo limestone bateig blue. “Com a intenção de manter a linguagem de integração do apartamento, dispensei o boxe”, diz. O deque de pínus autoclavado delimita a área molhada e evita que o chão fique encharcado.


Em uma de suas últimas viagens, os proprietários se apaixonaram pelo Marrocos e queriam uma referência mourisca dentro de casa. Os arquitetos Paula Neder e Alexandre Monteiro, responsáveis pelo projeto do banheiro, encontraram a solução na cerâmica marinho e branca, pintada a mão, que cobre piso e paredes.


VISUAL CONTEMPORÂNEO

Avesso aos modismos, mas atento às novidades, o designer Fábio Galeazzo, de São Paulo, renovou este banheiro (antes forrado de azulejos em tom caramelo) com dois materiais sintéticos. O mármore industrializado branco, de última geração, aparece no piso e dá forma à bancada e aos nichos. Já o cimento polimérico – mistura pronta que reproduz o tradicional cimentado – cobre a parede do boxe sem dar chance a bolhas ou manchas. “Num banheiro, quanto menos informação, maior é a sensação de limpeza”, diz Fábio, explicando sua predileção por poucos – e bons – acabamentos.

4. A parede é coberta de cimento polimérico em tom natural (Tecnocimento, da NS Brazil), protegido com resina para pedras (Fuseprotec, da Fusecolor): uma demão da versão semibrilho e outra da fosca. 5. Para parecer monolítico, o piso de Marmoglass (Marmotec) branco leva placas grandes, de 110 x 90 cm. 6. “Como no Brasil há grande variedade de rochas e bons marmoristas, gosto de desenhar os lavatórios e executá-los”, diz Fábio, referindo-se ao modelo duplo feito pela Kapace Mármores e Granitos, com o mesmo tipo de pedra do piso. 7. Fábio é enfático: prefira espelhos antiembaçamento, dotados de resistência elétrica. Este é da Penha Vidros.


TUDO BRANCO

A pedido de um jovem casal, o arquiteto paulista Francisco Lopes saiu-se com esta sala de banho completa. “Eles estavam construindo uma moradia ampla, havia bastante espaço”, diz o arquiteto. Com liberdade para investir numa boa distribuição, ele separou banheira e boxe, isolou o vaso sanitário e ainda instalou duas cubas sobre a longa bancada. Outra solicitação dos clientes – que queriam tudo branquinho, como no restante da casa – foi atendida com a escolha do mármore sintético para o revestimento. “Não existe acabamento resistente e tão branco entre as rochas naturais”, pondera Francisco.

14. Além da iluminação geral (com halógenas PAR 20), mini-spots com luz amarela, instalados no gesso, sobre a bancada, facilitam o barbear e a maquiagem. Também há focos sobre a banheira e no boxe, onde duchas (Deca) próprias para cromoterapia oferecem banho com luz em diferentes tons. 15. Escolha dos clientes, os misturadores (modelo Waterfall, monocomando e de mesa, da Lorenzetti) incrementam o ambiente – de resto, bastante discreto. 16. Como o banheiro serve a um casal, há duas cubas – recurso viável apenas em espaços amplos, ou sobraria pouca área de bancada.


À MODA DA CASA

Ao reformar o imóvel antigo, a proprietária deste apartamento fez à dupla de arquitetos paulistas Alice Martins e Flávio Butti um pedido curioso: queria o banheiro com ares de quarto ou sala. Isso significava inserir no projeto os mesmos tons e acabamentos presentes no restante da moradia, incluindo travertino romano bruto e madeira ebanizada. Tudo sem abrir mão da praticidade: a proprietária e o marido pediram à dupla que dispensasse a velha banheira em troca de um boxe amplo e confortável, com direito a um banco e a um nicho para produtos de higiene pessoal

18. O boxe, grande (1,35 x 1,35 m) e confortável, é um dos atrativos do espaço. A 45 cm de altura, fica um banco de travertino que “serve para apoiar e lavar os pés”, exemplifica Flávio. O nicho completa a lista de mimos: alcança 10 cm de profundidade, o mínimo necessário para acomodar frascos e vidrinhos. 19. Além do chuveiro de teto, o banheiro oferece uma duchinha (Deca), acionada pelo mesmo misturador monocomando. “Essa associação é prática: nem sempre as mulheres querem molhar os cabelos”, sugere o arquiteto.

21. Seguindo a receita do apartamento, duas paredes ganharam acabamento de compensado folheado com madeira curupixá ebanizada e envernizada (serviço da Marcenaria Ipê), mesmo material do gabinete. Detalhe: só foi possível usar esse acabamento porque a janela localizada dentro do boxe evita que o vapor danifique os painéis. 22. Para aquecer o ambiente, o piso da parte seca do banheiro ganhou tacão de cumaru (IndusParquet). 23. Com apenas 55 cm de profundidade, a bancada traz duas cubas compactas (55 x 45 cm): modelo L870 de sobrepor, com quinas retas e ralo oculto. Os metais seguem o mesmo desenho: linha Unic, também da Deca.

OUTROS MODELOS










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo seu recado!
Volte sempre!!!